Parques e Áreas Verdes
Os melhores lugares para relaxar
Quinzinho de Barros
Um dos mais completos de toda América Latina
Escolhido por votação popular como símbolo de Sorocaba, o Zoológico “Quinzinho de Barros” destaca-se por oferecer recreação saudável e contato com a natureza, programas de educação ambiental e colaboração com pesquisas, gerando conhecimento sobre comportamento, reprodução e fisiologia dos animais.
Os animais da fauna nacional (70%) são o ponto forte do Zoológico, com especial destaque para aqueles ameaçados de extinção. O zoo possui modernas técnicas de exibição, como fossos para primatas, um aviário onde pássaros voam em volta do visitante e grandes painéis de vidro, que permitem a perfeita visualização de ariranhas e répteis.
O parque possui uma área de 128.339 metros quadrados e aproximadamente 17.500m² são ocupados pelo lago e 38.700 por mata secundária, onde habitam diversos animais, como bugios, bichos preguiça, saguis, cutias, gambás, garças e pequenas cobras.
Anualmente, 600.000 visitantes regulares passam pelos portões do Zôo, além de mais de 90.000 alunos da rede pública e privada de 80 cidades diferentes.
Parque das Águas
O Parque das águas está localizado no bairro Abaeté e também é um excelente passeio para quem quer atividades ao ar livre com muita natureza!
Pista de Caminhada Campolim
Ciclovia
Jardim Botânico de Sorocaba
O Jardim Botânico tem por objetivo ser um centro de preservação e conservação da biodiversidade, oferecendo à população e aos turistas uma área de beleza e tranquilidade essenciais para recompor a saúde mental e física de todos. Possui, ainda, um orquidário e um palacete de cristal belíssimo, abrigando exposições e jardins de diversos tipos.
Fazenda Ipanema
Parque Natural da Água Vermelha
Ademais, o público pode usufruir de instalações e equipamentos como biblioteca, aquários, playground, jardim sensorial, quiosques, mesas para piquenique, lagos, ponte, pista de caminhada ao redor dos lagos, instalações sanitárias e bebedouros, bem como realizar atividades culturais e pedagógicas.
Parque Natural da Biquinha
A entrada ao parque é gratuita. O visitante pode realizar visitação autoguiada, usufruir dos quiosques, local para piquenique, playground, e realizar atividades pedagógicas, científicas e trilhas ecológicas


